sábado, 23 de junho de 2012

                   O que é ?  Como surgiu ?

- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público constituída em 1998 por um grupo de mães dispostas a denunciar e combater as sistemáticas violações de direitos a que seus filhos eram submetidos durante o cumprimento de medida socioeducativa na antiga FEBEM/SP (hoje, Fundação CASA).


                                          Jornal Folha de São Paulo, matéria sobre a AMAR

        A Amar hoje

Devido ao trabalho pioneiro realizado pela AMAR em São Paulo e à necessidade de mobilizar e capacitar as famílias frente à violência institucional das unidades de internação do Brasil, iniciou-se um processo de expansão nacional da AMAR.
A criação da AMAR em outros estados se deu graças ao investimento 
na formação e capacitação de pessoas, em sua maioria familiares 
de adolescentes em cumprimento de medida de internação



Cartilha desenvolvida pela AMAR 
e entidades parceiras sobre as 
medidas sócioeducativas no ECA.

           MISSÃO

        - Promover a participação dos familiares e da comunidade no controle da execução das medidas socioeducativas preconizadas pelo ECA. Além disso, tem o objetivo de ampliar e garantir a participação dos familiares e da comunidade na ressocialização de jovens que se encontram em situação de risco pessoal ou social.    

      
 ATENDIMENTO

- Acolhida das famílias após visitas às unidades de internação, nos Fóruns e em outros locais.
-Panfletagem.
-Sensibilização.
Unidade de internação da região metropolitana de Recife-Pe
-Identificação de lideranças.       
-Cadastramento.









Unidade de internação do Rio de Janeiro


ACOMPANHAMENTO

- Oficinas de reflexão com grupos de familiares.
- Oficinas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Acompanhamento das famílias em audiências.
Oficina de reflexões com as mães de Recife\Pe
- Visitas domiciliares e
encaminhamentos às redes de serviços sociais.            









     
-Oficinas de capacitação para 
formar e capacitar equipe 
das unidades da AMAR




      -Mobilização das famílias para o exercício do controle da aplicação      das medidas socioeducativas e reinserção de adolescentes em conflito com a lei.


-Monitoramento da situação das unidades de internação com encaminhamento e acompanhamento de denúncias.
- Articulação da rede de serviços na comunidade.
-Realização parcerias com diversas instituições na realização de projetos e atividades em prol do adolescente em conflito com a lei.
Visita de inspeção a unidade de internação. Rio de Janeiro-RJ
sensibilização de familiares na porta de unidade de internação
de Porto Alegre-RS


















PREVENÇÃO
-Realização de atividades pedagógicas, esportivas e lúdicas com crianças e adolescentes da comunidade.

- Oficinas de Geração de renda.




Karatê, capoeira e brinquedoteca da Cidade Tiradentes-  São Paulo\SP

OUTRAS ATIVIDADES
Seminário dos 10 anos da AMAR






Seminário dos 10 anos da AMAR






Seminário dos 10 anos da AMAR







Capacitação de familiares realizada por instituição
parceira da AMAR - São Paulo 2009

Coordenadoras AMAR na oficina RENADE, Salvador, 2009



















AMAR RIO DE JANEIRO-RJ

    A AMAR/RJ desenvolve um Programa de Orientação, Capacitação para o Mercado de Trabalho e Auxílio às famílias destes jovens que cumprem medidas socioeducativas. Os familiares dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação, Liberdade Assistida e semiliberdade e necessitam deste apoio para ajudarem seus filhos a deixarem a "situação de risco" em que se encontram. 
A prevenção também tem sido objeto de trabalho da AMAR, por meio da realização de atividades com crianças da Comunidade da Mangueira, Jacarezinho e do Bairro de Benfica/RJ e Cidade de Deus. As atividades desenvolvidas envolvem a formação de grupos para discutir sobre direitos, deveres, cidadania, violência e uso de drogas, e com aulas de reforço escolar e informática.
Hoje a Associação está com o objetivo da criação da COOPERATIVA DE MÃES, para dar sustentabilidade às famílias em risco econômico. Promovendo cursos para as mesmas e preparando para serem inseridas nesta cooperativa. Tendo parceria com Coordenadoria de Defesa da Criança e do Adolescente (CDEDICA). Departamento Geral de Ações Sócio Educativo (DEGASE). Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA). Rio Solidário (Pres. de Honra Adriana Ancelmo-1ªdama do Estado do Rio de Janeiro), Rede Nacional de Defesa do adolescente em Conflito com a Lei (RENADE).
"Estamos trabalhando com a prevenção e com familiares e comunidades, pois entendemos que dando suporte as famílias evitaremos que nossas crianças e adolescentes seja inseridas no sistema Socioeducativo". ( Valéria Gomes, presidente da AMAR-RJ )
AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ

AMAR\RJ











Um comentário:

Mãe apreensiva disse...

Vendo o trabalho destas mães, que sabem a dor que carregam em seus corações, é possível acreditar sim que haja um futuro coerente com o que pensou a Constituição Brasileira para assegurar as garantias fundamentais das crianças e jovens, que estão atreladas ao ECA. Somente estas mães reunidas serão capazes de fazer o Estado ceder (e reagir) na sua ação e/ou omissão cruel com relação à violação dos direitos do ser humano.
Sugiro que estas mães levem, na forma de uma palestra educativa, que poderá ser patrocinada por alguma instituição/empresa, situações que reflitam o risco a que seus filhos ou de outra mães foram expostos e o que lhes aconteceu, nas escolas particulares e públicas, do ensino fundamental.
As crianças nesta idade são muito influenciadas por adultos que se apresentam muito convictos em suas posturas e com autoridade!!
Obrigada mães, porque assim, vocês mantém viva a palavra do Pai.